Histórico

A primeira versão do AINFO foi desenvolvida pela Embrapa Informática Agropecuária, em Ambiente de Software NTIA e, desde então, vem sendo evoluído para incorporar novas funcionalidades que atendam às necessidades e aos requisitos de seus usuários, bem como para acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

 

Na Embrapa, esse processo de evolução do software é coordenado por um grupo de especialistas da área de biblioteconomia e informação denominado Comissão Permanente para o AINFO - CP-AINFO. Além da coordenação dos trabalhos, esse grupo define, valida as implementações, colabora com os testes no software, estabelece o programa de capacitação aos usuários, cria as normas e orienta o preenchimento correto das bases de dados, com o propósito de aprimorar a qualidade da informação cadastrada.
 

Desde a versão 1.0, lançada em 1991, foram implementadas 4 versões - 2.0, 2.1, 3.0 e, em setembro de 1997, a versão 4.0, todas em Ambiente de Software NTIA, próprio da Embrapa. Em 1999 iniciou-se o desenvolvimento da versão para o padrão MS-WINDOWS, culminando com o lançamento, em novembro de 2001, da versão 1.0 do AINFO 2001. Durante o ano de 2002 foram implementadas mais duas versões: a 1.1 em junho e a 1.2 em outubro. A versão 1.3 foi lançada em janeiro de 2003, incorporando a funcionalidade de importar registros no formato MARC 21. Em outubro de 2006, foi retomada a numeração original das versões do software e lançada a versão 5.0, cuja plataforma tecnológica consiste de um sistema gerenciador de banco de dados, com controle de concorrência e manutenção de integridade das bases de dados e oferece facilidades de recuperação de informação textual, normalmente não disponíveis nesses gerenciadores.
 

Em janeiro de 2009, é lançada a versão 6.0 do AINFO. Esta versão apresenta diversas inovações com relação à versão 5.0. A principal delas é que o sistema funciona via Web e não mais como aplicação desktop, além de ser totalmente implementado com uso de ferramentas de software livre (Arquitetura Java EE 5: JavaServer Faces e Hibernate; Sistema Gerenciador de Banco de Dados: MySQL; Servidor Web: Tomcat).